Procedimentos para Utilização do Corpo de Provas Comparativo 

Devido a grande quantidade de dúvidas com relação a utilização do corpo de provas comparativo JIS 10 e 20μm se faz necessário demonstrar a técnica correta de utilização conforme as normas vigentes.

Conforme JIS Z 2343:

Item 6.3

Parágrafo 4 – Para testar o penetrante recebido, diferentes penetrantes devem ser comparados aplicando­se em cada superfície do par de painéis comparativos. Comparar as indicações geradas pelo teste realizado sob as condições idênticas.

Parágrafo 5 – Para verificar a adequação de um procedimento, o mesmo penetrante deve ser aplicado no par de painéis de referencia comparativa. Comparar as indicações geradas pelo teste sob condições diferentes.

Item 7.1

Teste do penetrante: o penetrante de teste em uso deve ser checado por comparação periodicamente em conjunto com um penetrante de referencia. O penetrante de referencia é um lote reservado separadamente em um recipiente limpo por um tempo determinado.

Conforme PETROBRAS N 2370:

Item 6.2.5.1

A sensibilidade do ensaio deve ser determinada para o conjunto de materiais penetrantes, pela execução do ensaio em um bloco comparador descrito nas normas JIS Z 2343 ou ISO 3452­3, e o nível de sensibilidade deve ser classificado de acordo com a tabela 2.

Item 6.2.5.2

Para a determinação da sensibilidade, uma amostra do lote deve ser aplicada em uma das partes do bloco comparador e o resultado comparado com o obtido na outra parte do bloco, utilizando­se uma amostra de referencia. O resultado é aceito quando apresentar uma sensibilidade igual ou superior a amostra de referencia.

Item 6.2.5.3

Na ausência de uma amostra de referência, deve­se utilizar um padrão fotográfico de sensibilidade igual ou superior, o qual deve ser comparado com o resultado do lote ensaiado. O resultado é aceito quando a quantidade de indicações for igual ou superior a apresentada no padrão fotográfico