Parâmetros Cruciais no Ensino por Partículas Magnéticas 

O ensaio por partículas magnéticas apresenta alguns parâmetros que devem ser controlados. Alguns dizem respeito ao equipamento, outros ao produto em si (partículas ou concentrados) e ainda outros a possível contaminação do banho.

O ensaio correto necessita do controle efetivo desses aspectos, bem como do treinamento adequado do pessoal envolvido na execução do ensaio.

Aspectos do Equipamento

A máquina deve estar calibrada e deve­se conhecer, com precisão, a corrente gerada para o ensaio em cada peça. Esta corrente pode ser: alternada de meia onda, alternada de onda completa ou contínua. É imprescindível a adaptação do equipamento a cada tipo de peça a ser ensaiada.

Aspectos do Produto

Granulometria, visualização, sensibilidade, dispersão da partícula, umectação da peça, no caso de via úmida, capacidade antioxidante e antiespumante

Contaminantes

Excesso de carepas, arraste de poeiras, poeiras da fundição, resíduos de jateamento, etc. óleos, protetivos, desmoldantes, detergentes para limpeza. Todos esses fatores afetam o desempenho do ensaio. Contaminação com óleos solúveis tende a gerar uma proliferação de microorganismos, resultando em mal cheiro, o que, às vezes, impede o inspetor de permanecer na cabine de inspeção

Acessórios Complementares

Tubo decantador: destinado a medir a concentração do banho e também verificar a despigmentação da partícula, Medidores: podem ser de luz branca de luz negra, de campo magnético e de campo magnético residual e se destinam à verificação das condições mínimas para a realização do ensaio.

Padrões

Destinam­ se à verificação da performance do equipamento e do produto. A manutenção e a monitoria do banho de partículas magnéticas resultam na realização de um bom ensaio na repetibilidade dos resultados e em uma grande economia para a empresa.