Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

COMPARAÇÃO DE SENSIBILIDADE PELO MÉTODO DO MENISCO DOS TEMPOS DE PENETRAÇÃO POR ESCORRIMENTO E POR IMERSÃO

O método do menisco pode ser usado para medir a concentração e graduar a sensibilidade do penetrante. O teste do menisco de líquidos fluorescentes envolve a medição do diâmetro de um ponto de contato de uma lente com uma curvatura conhecida em uma superfície plana onde será colocada uma pequena quantidade de líquido penetrante fluorescente. A camada de penetrante entre a lente e a superfície, fica progressivamente mais fina no ponto central de contato e entre a lente convexa e a superfície ela é aumentada. O termo “fluorescência de filme fino” é associado com este teste, assim como, a capacidade de medir a fluorescência em um filme de penetrante. Quanto menor for o ponto não fluorescente, maior será a capacidade de fluorescer em um filme fino, e que, logicamente, está associado com a sensibilidade do líquido penetrante.


Como os constituintes leves de um penetrante evaporam e este começa a ficar cada vez mais concentrado, o diâmetro do ponto de menisco é reduzido, sendo assim, a sensibilidade aumenta. Por exemplo, um penetrante encontrado no comércio teve inicialmente sua viscosidade e o diâmetro do ponto de menisco medidos, foi colocado em uma Placa de Petri e deixado evaporar por 3 dias. A viscosidade aumenou de 6,05 cSt para 11,47 cSt. O diâmetro do ponto de menisco diminuiu de 4,4 mm para 3,5 mm. Relacionou­se o diâmetro do ponto de menisco com a sensibilidade, evaporação e concentração do líquido penetrante exposto ao ar durante 3 dias, aumentando sua sensibilidade.

Sob reais condições de penetração a perda por evaporação do filme de penetrante na superfície da peça de teste será maior que na Placa de Petri e o aumento de sensibilidade do penetrante será substancial.

Em outro experimento, a base do penetrante foi preparada dissolvendo­se uma combinação de 2,5% de pigmentos em um líquido “grosso”. O ponto de menisco foi de 3,5 mm. Este penetrante foi diluído com 3 partes de solvente “Stoddard” e seu ponto de menisco aumentou para 7,5 mm. Em outras palavras, o ponto de menisco é um método legítimo para graduar a sensibilidade do penetrante. A diluição do penetrante com um solvente líquido reduz a sensibilidade do mesmo. Teoricamente, isso sugere o tempo de penetração suficiente para permitir que o solvente diluído evapore completamente, devendo restaurar a maior sensibilidade do penetrante

Subscribe to our Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Qualidade, Ética e Transparência.
Você Pode Confiar.

Ensaios Não Destrutiveis

Empresa

Links Mais Acessados

Rolar para cima