Procedimentos de Verificação e Calibração em Ensaios Não Destrutivos

A checagem dos equipamentos devem ser feitos em intervalos especificados por norma e registrados. Os registros devem ser mantidos em local apropriado e disponível para consulta. A calibração dos equipamentos deverá estar de acordo com padrões utilizados e rastreáveis a um sistema de calibração primário.

Luz Negra

Os filtros e refletores das luzes negras deverão ser revisados diariamente para limpeza e integridade. Os refletores e filtros sujos ou danificados deverão ser trocados ou serão consertados apropriadamente.

A intensidade de luz negra deve estar numa intensidade mínima aceitável de 1000 μW/cm 2 na superfície a ser examinada Qualquer intervenção no equipamento como troca da lâmpada, reparo elétrico, etc; deverá ser verificada a intensidade de luz. A periodicidade da verificação deverá estar de acordo com a norma utilizada para inspeção.

Exemplos: ASME SEC V artigo 24 SE 165 – semanalmente; ASTM E 1417 – diariamente; ASME SEC V – artigo 6 T676.4d – 8 em 8 horas

Medidores de Luz

Os medidores de luz branca e luz negra deverão ser calibrados de acordo com a norma utilizada para ensaio. Exemplos: ASME SEC V artigo 6 T660 – anualmente; ASTM E 1417 – semestralmente.

Pressão / Temperatura de operação da água para lavagem

Os indicadores e controles deverão ser revisados no início de cada turno, para assegurar o ajuste apropriado. Os indicadores e controles deverão ser calibrados de acordo com os requerimentos da norma específica.

Calibração da estufa de secagem

A temperatura deve ser controlada com um dispositivo calibrado capaz de manter a temperatura da estufa em, no máximo, 71ºC. A calibração deverá ser realizada trimestralmente.

Limpeza da área de inspeção

A área de ensaio deve estar limpa e livre de contaminação excessiva de penetrante. A verificação deve ser realizada diariamente.