Ensaios por Líquido Penetrante: Garantindo Qualidade e Integridade
A complexidade e exigências definidas no projeto de certas peças levaram fabricantes e compradores ao desenvolvimento de métodos que assegurassem a sanidade nos materiais.
O ensaio por Líquido Penetrante faz parte dos métodos denominados Ensaios Não Destrutivos que, atualmente, são grandes aliados na detecção de descontinuidades e são parte integrante de um Sistema de Gestão da Qualidade.
O objetivo do ensaio é assegurar a confiabilidade de peças ou equipamentos através da obtenção de uma imagem visual relacionada com uma descontinuidade na superfície, descobrindo sua natureza sem danificar a peça e separando os materiais aprovados ou não, segundo um critério pré estabelecido.
Aplicação em grande variedade de materiais metálicos e não metálicos desde que não sejam porosos. O ensaio consiste basicamente em, após a limpeza prévia da superfície da peça, aplicar um líquido com baixa viscosidade que penetra nas descontinuidades, onde este fica retido mesmo com a remoção do excesso. A seguir, aplicase um revelador que normalmente é um talco em suspensão para sugar o líquido retido das descontinuidades e criar um contraste para visualização. Detectadas as descontinuidades se realiza a avaliação com padrões pré determinados
1. Vantagens do método
- Fácil aplicação;
- Independe da forma e dimensão da peça;
- Boa sensibilidade para detecção.
2. Desvantagens do método
- Somente detecta descontinuidades abertas à superfície;
- Necessário a limpeza prévia da superfície;
- Não avalia a profundidade das indicações.
3. De acordo com o pigmento utilizado, o líquido penetrante pode ser classificado em:
- Visível ou Colorido;
- Fluorescente.
Toda avaliação deve ser realizada por profissional devidamente treinado e qualificado para o método utilizado