Obtenga más información acerca de la

Ensayos No Destructivos

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são ensaios realizados em materiais acabados ou semiacabados para verificar a existência (ou não) de descontinuidades e/ou defeitos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior. Ou seja, são realizados testes que atestam a qualidade de uma determinada peça, sem que ela seja danificada ou inutilizada. Esses ensaios constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e prevenir acidentes.São utilizados na fabricação, construção, montagem, inspeção e manutenção, sendo largamente aplicados em soldas, peças fundidas, forjadas, laminadas, plásticos, concretos entre outros, nos setores Óleo & Gás, Geração de Energia, Petroquimico, Automotivo, Aeronáutico, Ferroviário, Naval, Siderurgia, Construção Civil e outros.

Los ENDs – Ensayos No Destructivos – se incluyen los métodos son capaces de proporcionar información sobre el contenido de los defectos de un producto en particular, y de las características tecnológicas de un material, o del control de la degradación ambiental en la venta de componentes, equipos y estructuras.
Los métodos de END são: ACFM (Medição de Campos de Corrente Alternada),  Análise de Vibrações, Calibração e Confiabilidade das Medições, Controle Dimensional,  Correntes Parasitas, Emissão Acústica, Ensaio Visual, Estanqueidade, Líquido Penetrante, Medição de Potencial Eletroquímico, MFL (Vazamento de Fluxo Magnético), Ondas Guiadas, Partículas Magnéticas , Pig Instrumentado, Termografia, Testes de Pontos e Ultrassom.
Más información: la guía del modelo de Abendi).
A fin de obtener resultados fiables y válidos, en los siguientes elementos que deben ser considerados como uno de los elementos fundamentales de estos estudios:

  • Personal capacitado y especializado;
  • Procedimiento para la ejecución de los ensayos elegibles sobre la base de las normas y los criterios de aceptación perfectamente definidos;
  • Los equipos debidamente calibrados.

Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos ensaios não destrutivos ENDs na Agropecuária e na Construção Civil.

Ver los productos para ensayos no destructivos

Ensayos no destructivos con líquidos penetrantes

Ensaios não destrutivos Metal-Chek

ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detectar descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos

O líquido penetrante é aplicado com pincel, por pulverização através de pistola ou com a embalagem aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque contendo o produto e, então, aguarda-se um certo tempo para que ocorra a infiltração nas descontinuidas. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade, que é o poder de um líquido de fluir em áreas extremamente pequenas devido à sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica muito importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é extremamente dependente do mesmo.Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes.

A aplicação de um revelador (pó branco fino com poder de absorção) deve ser feita na forma de um filme uniforme, que absorverá o penetrante das descontinuidades mostrando sua localização com precisão e grande simplicidade, embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas.Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria e trinca de tensão provocada por processos de têmpera ou de revenimento são detectadas com facilidade pelo método de Líquido Penetrante. Assim como descontinuidades de fabricação ou de processos como costuras, dupla laminação ou sobreposição de material. Trincas em soldagem e trincas provocadas pela usinagem, fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão também podem ser detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

Pruebas no destructivas mediante Partículas Magnéticas

El ensayo con partículas magnéticas se utiliza para detectar discontinuidades superficiales y subsuperficiales en materiales ferromagnéticos. Se detectan defectos como grietas, grietas de soldadura, juntas frías, inclusiones, gota fría, doble laminación, falta de penetración, dobleces, segregaciones, etc. El método de ensayo se basa en la generación de un campo magnético que recorre toda la superficie del material ferromagnético. Las líneas magnéticas del flujo inducido en el material se desvían de su trayectoria cuando encuentran una discontinuidad superficial o subsuperficial, creando así una región con polaridad magnética altamente atractiva para las Partículas Magnéticas. En el momento en que se produce esta magnetización, las Partículas Magnéticas se aplican a la pieza, que a su vez se verán atraídas hacia la ubicación de la superficie que contiene una discontinuidad, formando así una clara indicación de un defecto.

Algunos ejemplos típicos de aplicaciones son las fundiciones de acero ferrítico, las piezas forjadas, los laminados, las piezas extruidas, las soldaduras, las piezas que han sido sometidas a mecanizado o tratamiento térmico (tuercas y tornillos), las grietas producidas por el rectificado y muchas otras aplicaciones en materiales ferrosos. Para que las discontinuidades sean detectadas es importante que se encuentren de tal manera que sean "interceptadas" o "atravesadas" por las líneas de flujo magnético inducido; en consecuencia, la pieza debe estar magnetizada en al menos dos direcciones desfasadas 90°. Para realizar este ensayo se utilizan electroimanes, los conocidos yugos -máquinas portátiles- o equipos de magnetización estacionarios para ensayos en serie o estandarizados.

Productos para ensayos no destructivos por partículas magnéticas

Enlaces Útiles

Enumeramos aquí algunos enlaces para ampliar el material de estudio sobre el tema de los ensayos no destructivos.

A ABENDI é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado, com sede em São Paulo. Foi criada com a finalidade de difundir as técnicas de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, através de ações de aprimoramento da tecnologia e, consequentemente, do pessoal e das empresas envolvidas no tema. A Associação, através de seu trabalho de articulação entre indústrias, instituições de ensino, de pesquisas e profissionais, contribui de forma significativa para a exportação de bens e serviços nacionais. Suas ações impactam diretamente na segurança e saúde do trabalhador e na preservação do meio ambiente.
A ASNT é a maior sociedade técnica para profissionais da área de Ensaios Não Destrutivos (END). Através da nossa organização e associação, nós proporcionamos um fórum para troca de informações técnicas; materiais e programas educativos sobre END, e normas e serviços para a qualificação e certificação da equipe de trabalho.

ICNDT – Comitê Internacional de Ensayos No Destructivos (International Committee for Non-Destructive Testing)

O Comitê Internacional de Ensaios Não Destrutivos é uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e à prática de Ensaios Não Destrutivos, em parceria com sociedades individuais de Ensaios Não Destrutivos. O ICNDT é reconhecido em todas as sociedades de Ensaios Não Destrutivos e registrado como uma associação legalizada, com sede em Viena, Àustria.
Ir arriba